Assim como diversas modalidades de esporte, andar de skate é uma prática que necessita de cuidados especiais quanto a proteção e liberdade para um bom desempenho. Além do instrumento que é o próprio skate, roupas e acessórios são alguns dos elementos que fazem parte dos itens obrigatórios do esportista. Entre esses itens, o tênis para andar de skate é um dos mais importantes.
Dentro do cenário do esporte e também da cena streetwear, o tênis para andar de skate marca presença tanto por sua questão de estilo e personalidade, quanto também para a segurança e melhoria do desempenho. Tipo de material e formato são apenas algumas das observações que o esportista precisa estar atento na hora de encontrar o modelo ideal para sua necessidade.
Pensando nisso, diferentes marcas fornecem modelos voltados especialmente para o esporte, com modelos de tênis para andar de skate que aliam estilo e desempenho em calçados diferenciados. E se você quer saber quais deles são os melhores, aqui vai uma rápida lista sobre o assunto:
A Vans já é uma marca querida dos skatistas e seus modelos de tênis são referência no cenário. O modelo Vans Half Cab é um ótimo exemplo de tênis para andar de skate pois ele alia qualidade e resistência em um modelo que captura o estilo do esporte.
O tênis é feito de canvas com amarração em cadarço e com todas as suas costuras reforçadas para se tornar ainda mais durável. A sola é vulcanizada, feitas para durar enquanto mantém o modelo leve e flexível.
Renovando o clássico da marca, o Qix Combat IV é escolha de skatistas de diferentes níveis, já que é tradição da Qix oferecer excelentes opções de tênis para andar de skate. O modelo Combat IV é leve, resistente e muito confortável. Tudo o que um praticante do esporte necessita. O modelo é feito de camurça com sola de borracha e palmilha de tecido e EVA.
Outra marca que dispensa apresentação e que também tem forte participação no cenário streetwear. Com seu modelo Seely, a Adidas marca presença entre os excelentes tênis para andar de skate, oferecendo um design clássico e trazendo o que há de mais moderno em questão de conforto.
O Adidas Seely é feito de sola vulcanizada aderente e possui e forro têxtil bastante confortável, acompanhando a sola em EVA que também é macia e leve.
Com grande presença no mundo dos skates, a Nike tem no modelo SB Paul Rodriguez um modelo de alta tecnologia para a prática do esporte, ao mesmo tempo em que mostra design e personalidade. O tênis tem como destaque as tecnologias da empresa, com a composição feita de fios Flywire para um melhor ajuste dinâmico nos pés, além do suporte; e também as palmilhas Lunarlon, que funcionam como uma entressola para amortecer ainda mais o impacto.
- Nike SB Eric Koston
Outro modelo da empresa, o Nike SB Eric Koston é uma grande referência quando se fala de tênis para andar de skate. Ele tem cabedal feito em camurça, além do calcanhar feito como uma peça única até a camada do mediopé. Tal característica melhora o suporte aerodinâmico, dando melhor estabilidade para o skatista.
O solado é feito de borracha, com tração herringbone que melhora a aderência e facilita na hora de realizar movimentos e também a confortável tecnologia Nike Zoom, com acolchoamento que alia leveza e conforto.
O que um bom tênis para andar de skate precisa ter
Entre as muitas necessidades que o tênis para andar de skate precisa, é consenso que o conforto do calçado é uma das prioridades para o skatista. O modo como o tênis calça no pé pode trazer mais segurança e leveza nos movimentos, seja para os praticantes de esporte em modalidades profissionais, seja para os aventureiros. Mas, além disso, detalhes como o material do qual o tênis é feito, o formato e o tipo de sola são outros pontos importantes que devem ser abordados.
Quando for comprar um tênis, procure responder três perguntas básicas para saber se o modelo atende ao seu perfil:
Primeiro: qual é o seu estilo de andar de skate?
Um exemplo fácil de entender a diferença nos estilos. Os skates que são adeptos das manobras precisam de maior mobilidade no movimento, com tênis flexíveis, ao mesmo tempo em que resistentes. Já que quem anda de skate no estilo de saltos e manobras aéreas, pode dar maior atenção à resistência e maciez da sola, já que haverá impacto na área dos calcanhares.
Segunda: qual material de tênis você vai usar?
A variedade de opções no mercado nacional faz com que se ache marcas e modelos dos mais variados. Tênis para andar de skate feitos de couro, nobuck, lona ou camurça são algumas das opções mais comuns, já que esses materiais são resistentes e flexíveis, permitindo várias possibilidades.
O material é importante por influenciar na resistência do tênis, na maleabilidade, na durabilidade e até mesmo na hora de higienizar. Todos esses modelos citados são vistos com bons olhos pelos skates, mas é fato que um deles poderá ser a melhor escolha para o seu caso.
Terceira: o meu tênis vai aguentar por quanto tempo?
A resposta para esta pergunta, na verdade, nem é tão certeira. É difícil apontar quanto tempo exatamente um modelo de tênis vai durar, mas o skatista precisa estar atento a detalhes que podem indicar que o tênis durará por várias sessions.
VEJA TAMBÉM!
Top 5 modelos de tênis streetwear que você precisa ter
Camisetas Thug Nine: modelos da marca que une estilo e atitude